top of page

UNB EM FOTOS

     Estão reunidos aqui, principalmente, trabalhos dos alunos da disciplina de Fotojornalismo oferecida no curso de Comunicação na Universidade de Brasília (UnB). Eles mostram a voz de um grupo, de uma faixa etária e com uma cultura específica que adiciona nuances ao fotojornalismo.

​

   A UnB, por exemplo, aparece nos ensaios fotográficos com uma perspectiva de quem ocupa o campus; a cultura ganha mais força – não uma cultura oficial de grandes shows e sim uma Cultura de iniciativas mais marginais e menos alardeadas; o Corpo é dinâmico e procura se mover de mil maneiras que não caberiam apenas na categoria esporte; a Música acontece espalhada pela cidade em cenários mais inusitados;  o Transporte é um tema sempre presente pra quem procura alternativas como a bicicleta ou conhece de perto o transporte público; Brasília também não é a dos monumentos ou da política, ela é dos cidadãos e por si só não basta, o entorno também aparece na categoria Cidades, explorado, às vezes, com afeto; temas gerais caros a esse grupo aparecem em Reflita; a vida, enfim, muitas vezes tem solidão, porém ela se organiza sobretudo por grupos reunidos na categoria Coletivos. Webdocs trazem ainda alguns trabalhos de conclusão de curso de graduação, relacionados à fotografia e à plataforma digital e Cor traz exercícios breves feitos durante o semestre.

​

     O objetivo era aprender a fotografar e atiçar a curiosidade para o mundo saindo daquela fotografia de curto alcance que todos quase que naturalmente praticam. O resultado revela um fotojornalismo que, de uma maneira geral, explora o mundo com olhos mais leves, porém com um olhar não menos relevante capaz de mostrar o que muitas vezes não vemos.

​

          Divulgamos aqui parte do que se faz na Faculdade de Comunicação e também chamamos a atenção para como o fotojornalismo é determinado pelo olhar de quem faz. Vendo os temas que os alunos escolheram e a abordagem que deram, fica evidente que o entendimento deles de jornalismo se aproxima, mas não é o mesmo, do que pensam os profissionais da área.

bottom of page